Ativos Facilites Service Não é só Manutenção. É Gestão de Ativos! - Ativos Facilites Service

Aguarde! Carregando site da Ativos Services

Não é só Manutenção. É Gestão de Ativos!

Para o engenheiro mecânico com especialização em Gestão de Processos Industriais, Eduardo Avi, a área de manutenção pode se transformar em importante setor de gestão de ativos dentro das indústrias e gerar lucros para a empresa.

Um dos segredos, segundo o especialista, está em como traçar estratégias de manutenção tendo como base não apenas o conceito “disponibilidade” do ativo, mas “confiabilidade” também. “A manutenção deve ser tão importante quanto o produto”, afirma o engenheiro.

ISO 55000, árvore de ativo – mapeamento de componentes e sistemas -, mapeamento de conjunto e de elementos são algumas das técnicas que devem ser desenvolvidas durante a manutenção de um equipamento, explica Avi. “Imagina você colocar tudo isso numa matriz e começar a descobrir que esse motor pode ser utilizado em três, quatro, cinco componentes que você já tem; significa utilização de estoque e materiais”, afirma ele. “É ganhar dinheiro com a manutenção ou não?”, sugere o engenheiro.

Quando se sabe exatamente tudo o que o equipamento possui ou oferece, é possível saber o que é necessário para que o ativo se mantenha funcionando e garanta sua confiabilidade. Com base nessas estratégias, é possível elaborar a estratégia de manutenção e os tipos de manutenção dos ativos inclusive criando sua classificação.

A partir daí, definem-se os planos de inspeção: eletromecânicos, inspeções de rota, planos preventivos com instruções de trabalho, planos de inspeção preditiva, etc. E no término do processo, pode-se então concluir o tempo de disponibilidade e confiabilidade do equipamento com muito mais certeza.

Fonte: welding


Assine a nossa newsletter

Estamos Online
Precisa de ajuda?